As atividades que o médico veterinário presta são essenciais para a sociedade. Seja para animais de grande porte ou para pets caseiros, ele dá assistência e garante o bem estar e a saúde dos bichos.
A medicina veterinária, então, está para os animais assim como a medicina tradicional está para os humanos. Por isso, é essencial que seus profissionais exerçam atividades indispensáveis.
Abaixo, conheça um pouco mais sobre essa profissão tão importante. A seguir você encontra informações sobre o dia a dia desse profissional, sua formação e, também, detalhes sobre o curso da graduação.
Médico Veterinário: Quais são as suas atribuições?
Esse profissional é responsável por estudar e tratar doenças que atingem animais, independentemente do seu porte. Aliás, dentre as suas atribuições estão os cuidados com os silvestres.
Portanto, eles trabalham tanto com animais domésticos, como gatos e cães, quanto com animais de grande porte rurais. Nesse caso, bois, vacas, cabras e outros. Além deles, também estão os silvestres e típicos da região.
Sua carreira, então, envolve estudo e pesquisa sobre prevenção e tratamentos de doenças. Igualmente, sobre eventuais mutações, alterações no organismo proveniente de misturas entre raças e outros.
A carreira do médico veterinário é bastante ampla. Ela pode se desenvolver no âmbito público e, também, no privado. Por exemplo, atua em consultórios particulares e plantões.
Também, em órgãos públicos que envolvem a proteção e defesa dos animais e das espécies. As instituições relacionadas às atividades rurais, como agropecuária, dão espaço ao profissional, da mesma forma.
Outro espaço de atuação do médico veterinário é o industrial. Nele, o profissional pode se dedicar ao desenvolvimento de produtos que se destinam aos animais e à qualidade deles. Ainda, nas pesquisas sobre as doenças e desenvolvimento de medicamentos para elas.
Principais locais de trabalho dos veterinários
Veja uma lista com o resumo das principais áreas de atuação do médico veterinário:
- Centros de controle de zoonoses;
- Clínicas veterinárias;
- Fazendas e zoológicos;
- Indústrias de produção de alimentos e produtos para animais;
- Órgãos públicos de fiscalização sobre a produção animal ou o respeito às espécies e sua continuidade;
- Institutos de pesquisa e;
- Universidades.
Portanto, existem vários caminhos pelos quais o profissional veterinário pode optar. Com isso, conclui-se pela amplitude da profissão e das suas atividades.
Qual o perfil do médico veterinário?
O perfil desse profissional geralmente se relaciona com o de pessoas que gostam muito de animais. Além disso, por quem se interessa pela área de saúde, bem como por biologia e química.
É preciso, de certa maneira, ter controle emocional para lidar com situações diversas que podem ser bastante críticas e dramáticas. Por isso, esse profissional precisa de calma, objetividade e de um olhar humanizado sobre suas atividades.
Como é o curso de medicina veterinária?
O curso que forma o médico veterinário tem duração de 05 anos. A graduação, aliás, é para bacharelado e suas aulas seguem o modelo integral. Em outras palavras, requer dedicação exclusiva, eis que as disciplinas ocupam a manhã e à tarde.
Além disso, existem diversas matérias que embasam o curso. Dentre elas estão, principalmente, biologia e química, bem como seus desdobramentos. Da mesma forma, o aluno se depara com disciplinas práticas.
Afinal, é preciso lembrar que ele será responsável pelos mais diversos atendimentos. Isso inclui, portanto, cirurgias e outros tipos de intervenções que exigem o treino prático nas aulas.
Principais matérias do curso de medicina veterinária
Confira, então, uma lista com as principais matérias que quem pretende se tornar um médico veterinário precisa encarar:
- Anatomia dos animais;
- Biologia;
- Cirurgia Veterinária Básica;
- Estatística;
- Genética;
- Microbiologia;
- Parasitologia;
- Química e outros.
O profissional, igualmente, estuda nutrição, bem como fatores neurológicos e outras questões que influenciam no bem estar dos animais, na sua proteção e na continuidade das espécies.
Especializações para médico veterinário
Por fim, além da graduação em medicina veterinária, o profissional pode optar pela especialização em diversas áreas. Assim, mesmo após os 05 anos de faculdade, pode se deparar com mais alguns anos de estudo para, enfim, especializar-se.
Dentre as opções existentes está a clínica veterinária. Ela se dedica aos animais de estimação e ao atendimento e intervenções cirúrgicas que eventualmente se fazem necessárias.
Outra alternativa de especialização para médico veterinário é a veterinária industrial. Nela, o profissional se aprofunda na fabricação dos produtos destinados para os bichos. Dentre eles estão alimentos, itens de higiene e de tratamentos médicos.
A veterinária ambiental é outra opção. Ela, diferentemente da clínica, estuda a fundo os animais silvestres em seu habitat natural. A partir disso, há a identificação de doenças e o desenvolvimento de estratégias de preservação.
Da mesma maneira, nesse caso o médico veterinário se dedica à reabilitação de animais em cativeiro para sua devolução à natureza. Portanto, o serviço desse profissional é essencial para o equilíbrio do globo, a produção pecuária e a preservação do meio ambiente.